Representantes indígenas na Constituinte venezuelana


02.08.2017 - A eleição dos oito representantes indígenas que ocuparão cadeira na Constituinte foram eleitos nessa última terça-feira, dia 1, conforme os costumes das comunidades, com os mecanismos escolhidos pelas próprias etnias, com a supervisão do Conselho Nacional Eleitoral. Eles tomarão posse junto aos demais eleitos amanhã.

O estado venezuelano, além de garantir cadeiras específicas para os povos indígenas, também dá total autonomia na escolha de seus representantes, levando em consideração a realidade e os ancestrais costumes das nacionalidades que vivem dentro do território. Por conta disso a votação foi feita em separado, para que a forma originária fosse respeitada. Essa é mais uma forma de garantir a participação protagônica e democrática dos venezuelanos. 

Na região sul do país, representando os estados de Amazonas e Apure, foi eleito Nelson Mavio,  enquanto as populações do oeste, pelos estados de Zulia, Mérida e Trujillo, elegeram Aloha Nuñez, Indira Fernández, Noleí Pocaterra e Freddy Panapera.

Na região leste da Venezuela, pelos estados de Monagas, Sucre, Anzoátegui, Delta Amacuro e Bolívar, foram eleitos Clara Vidal, Zoila Yanez e Elías Romero.

Ao todo, na votação de domingo, participaram 8.089.320 venezolanos, que escolheram os 537 membros da Assembleia Nacional Constituinte (ANC).

Nenhum comentário: